top of page

Happy Birthday Maria da Penha?

No último dia 07 comemorou–se nove anos da Lei n° 11.340/06, conhecida com Lei Maria da Penha. Seu nome é em homenagem à D. Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver seu agressor preso denunciado – e por inúmeras tentativas de homicídio.


Na terceira tentativa de assassinato cometida por ele, D. Maria da Penha ficou paraplégica e recorreu aos tribunais brasileiros, denunciando o mesmo à Comissão Interamericana de Diretos Humanos (OEA), da qual o Brasil é signatário.


Dentre às várias coisas que me tiram a paciência nessa vida, uma delas é a criação de mais e mais leis... No Brasil, “Lei” nada mais é que, um pedaço de papel abarrotado de palavras que mal sabemos o significado. Principalmente, se forem aplicadas aos ricos, aí é que tudo fica ao “deus dará”, porém o rigor da Lei sempre caberá perfeitamente aos pobres!




Mas... alguns certamente vão dizer: “enfim as mulheres possuem uma lei para defendê – las”, então é Happy Birthday para a Lei Maria da Penha?!? Certamente que não! Então o porquê da festa?







Minha curiosidade somada a minha indignação me fazem questionar o porquê a D. Maria da Penha não foi ouvida e atendida desde a primeira vez que denunciou seu agressor?


Por que foi preciso que D. Maria da Penha ficasse paraplégica para que as pessoas entendessem que seu agressor não estava de brincadeira? Talvez, seja porque culturalmente “cão que labra não morda” não é mesmo?


Enfim, quero dizer que, não desejo apenas políticas para mulheres, mas sonho em mulheres politizadas, mulheres conscientes que são livres não por um pedaço de papel.


Mas são livres porque nasceram livres e não precisam da permissão de ninguém! Mulheres conscientes que não devem permitir quer seja por seu parceiro ou por qualquer outra pessoa: agressões, discriminações e afins... porque não somos obrigadas a NADA!

Recentes
  • facebook-logo-F_preto_300.png
  • twitt.png
bottom of page